Projeto de resolução alternativa de conflitos da Defensoria pública de Pernambuco



   O video acima é uma noticia retirada da globo.com, em que a defensora pública do Estado de Pernambuco explica a importância do projeto como método alternativo de resolver conflitos, ajudando a desafogar a sobre carregada justiça.
    O projeto tem como ponto principal, incentivar e realizar conciliações em conflitos que chegam até a defensoria, tentando impedir que estes conflitos se convertam em processos judiciais sem necessidade.
    Como apontado pela Defensora Pública, a maioria dos casos que eles atendem são casos de família. Para tal, eles utilizam-se da mediação familiar para resolverem os conflitos. Esse método vem a ser satisfatório para as partes pois o mediador, que vem a ser um profissional treinado e qualificado, procura enxergar os anseios dos indivíduos e os ajuda a alcançar um ponto harmônico de interesses, através do estímulo ao dialogo e entendimento entre as partes. No caso, o mediador familiar têm em vista a conservação do núcleo familiar e uma harmonização das tarefas de ambos os pais, no sentido de trazer mais equilíbrio para a família (ao contrário de uma resolução impessoal que poderia ser proposta pelo Juiz). Lembrando que a resolução da lide ocorre pela atuação das partes, não há um terceiro que induz as ações. Ou seja, são os pais que estão resolvendo de fato o conflito, o mediador apenas auxilia a ambos.
    A solução da lide ocorre extrajudicialmente (termo de acordo extrajudicial) cabendo ao Defensor Público, corrigir e homologar (título executivo extrajudicial).


Nenhum comentário:

Postar um comentário